O nome DCA escleroterapia vem de Dual Cryo Assisted Sclerotherapy. Faz parte de uma nova geração de tratamentos para vasinhos inestéticos. Assim como a escleroterapia, a DCA escleroterapia é um tratamento realizado com injeção de medicamentos que ocluem o vaso. Como todo novo método, é mais atual, mais eficientes e sempre surgem para resolver limitações dos métodos tradicionais, no caso a escleroterapia.
Como o nome sugere, a DCA escleroterapia utiliza um duplo resfriamento para atingir seus objetivos. O medicamento é resfriado com neve carbônica e a pele com um resfriador especial (célula de Peutier).

MANCHAS
No método convencional, se injeta o medicamento dentro da veia que se contrai, oclui e é absorvida pelo organismo depois de alguns dias. Mas essa destruição da veia gera um processo inflamatório no tecido ao redor do vaso que pode acabar com uma hiperpigmentação da pele. Uma mancha escurecida, marrom, muito difícil de ser tratada.
Essa hipercromia é a complicação mais frequente e mais incômoda do ponto de vista estético da escleroterapia. Cerca de 10% dos vasos tratados com escleroterapia passam por um período de hipercromia. A maior parte desaparece espontaneamente, mas algumas se mantém por meses.

VASINHOS AZUIS
Uma segunda limitação da escleroterapia é sua eficiência no tratamento de vasinhos com calibre superior a 0,5mm. As telangiectasias mais finas medem cerca de 0,4mm. São avermelhadas. As maiores do que isso, de coloração mais azul não respondem bem à escleroterapia.
Na DCA escleroterapia, o medicamento injetado no vaso está a uma temperatura de -40ºC o que causa uma série de alterações com resultados muito positivos. Tanto na redução da hipercromia como para vasos maiores. A utilização do medicamento em baixas temperaturas foi tentado outras vezes anteriormente e já se conhecia seus benefícios. Os novos recursos tecnológicos conseguiram chegar à temperatura ideal.
Além do medicamento, como dissemos, o resfriamento da pele também precisa ser feito. Como a pele e os vasos estão à uma temperatura de cerca de 36ºC, seria necessário um volume excessivo de medicamento para resfriar o vaso. Os modernos skincoolers em contato com a pele, abaixam a temperatura do vaso até cerca de -8ºC aumentando a eficiência do medicamento.

DOR
Uma consideração muito importante a respeito dos skincoolers de células de Peutier é a redução da dor. É muito menos dolorido uma sessão de DCA do que a escleroterapia convencional.
A DCA escleroterapia é melhor indicada para vasinhos de maior calibre uma vez que a escleroterapia resolve muito bem as telangiectasias finas mas normalmente, as pessoas que são tratadas com DCA escleroterapia não querem mais fazer sem o resfriador.

VANTAGENS DA DCA ESCLEROTERAPIA

  • Mais eficiente
  • Menos sessões
  • Menos manchas
  • Trata vasos maiores
  • Menos dor

Mas lembre-se que existem vários outros métodos e técnicas. Esse ou qualquer outro método de tratamento precisa ser discutido com seu médico. O tratamento pode ser ótimo mas não ser adequado para seu caso especificamente. Com certeza existe um método que vai ser bom para seu problema.
Toda vez que você for tratar seus vasinhos, qualquer que seja o método, lembre-se de:

  • Não usar hidratante no dia da aplicação
  • Não vir ao consultório com calça justa
  • Usar um calçado confortável